sábado, 26 de julho de 2008

Ser «emo» pode tornar-se ilegal na Rússia

Legislação para regulamentar sites e banir vestuário do género das escolas em preparação

A Rússia está a preparar leis para tornar o estilo «emo» ilegal. A legislação que está agora a ser discutida pretende regularizar os sites dedicados ao tema assim como banir o vestuário «emo» e gótico das escolas e dos edifícios governamentais, noticia o site NME.

A necessidade de criar estas leis nasceu do medo de que esta «tendências» encoraje o suicídio e leve à depressão entre os jovens. A legislação foi apresentada, no mês passado, numa audiência no parlamento russo onde vários críticos acusaram a «cultura emo» de incentivar comportamento anti-sociais e de glorificar o suicídio. A legislação «anti-emo» foi alvo de vários protestos por parte dos adolescentes russos.

Os adolescentes «emo» são caracterizados por se vestirem de preto, por terem piercings na cara e por usarem franjas pintadas de preto que cobrem «parte da cara», segundo uma reportagem do jornal The Guardian.

Na Sibéria, onde a leis que proíbem o «emo» estão já em vigor, os adolescentes protestaram através de cartazes onde se podia ler «Um estado totalitário encoraja a estupidez».
Dmitry Gilevich, membro de uma banda «emo» russa, esteve num dos protestos onde afirmou que expressar «emoções não é proibido por lei».

0 comentarios(comente tb !):